EVENTO

Reunião da Aviação de Transporte é realizada em Manaus (AM)

Na ocasião, também foi comemorado o aniversário de 40 anos do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) - Esquadrão Cobra
Publicada em: 13/07/2023 10:04
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, entre os dias 9 e 11/07, a Reunião da Aviação de Transporte (RAT-2023) na Base Aérea de Manaus (BAMN), no estado do Amazonas, além da comemoração dos 40 anos do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) - Esquadrão Cobra. Mais de 200 militares participaram das atividades durante os três dias de evento.

A solenidade de encerramento da RAT-2023 foi presidida pelo Comandante Interino da Aeronáutica e Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, acompanhado pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida.

Também participaram da solenidade o Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo (COMPREP), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; o Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; demais Oficiais-Generais; veteranos; Chefes; Diretores, além de autoridades civis e militares.

O Comandante Interino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Potiguara, destacou a finalidade da Reunião da Aviação de Transporte. “A RAT, como reunião, é um fundamento doutrinário. Para a Força Aérea Brasileira, primeiro, é uma aferição de doutrina para implementarmos novas ações”, disse.

A FAB conta, atualmente, com 13 unidades da Aviação de Transporte em todo o Brasil, que operam as aeronaves KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom. As Unidades estão sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).

A cerimônia foi marcada pela entrega da Comenda Cobra Honorário, Troféu Espírito RAT, Premiação Marcas Operacionais e desfile aéreo das aeronaves KC-390 Millennium; C-130 Hércules; C-105 Amazonas; C-97 Brasília; C-95 Bandeirante; e C-98 Caravan.

O Chefe da Seção de Operações do Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo - Esquadrão Tracajá, Major Aviador Sérgis Mayson Oliveira Lima, destacou a importância de participar do evento. “A Reunião é o momento que conseguimos verificar se todas as ações estão de acordo com a doutrina que a FAB passa para cada Esquadrão. Assim, fazemos também a troca de experiência entre os tripulantes mais antigos e os Tenentes recém-chegados”, ressaltou.

Esquadrão Cobra

Criado em 04 de julho de 1983, o 7º ETA, ao longo dos seus 40 anos de existência, totalizou mais de 200 mil horas de voos, sendo o Esquadrão batizado como “Anjos da Amazônia”. O Esquadrão tem por finalidade realizar missões de transporte aéreo logístico e outras missões de caráter regional de interesse do Comando da Aeronáutica.

Operando com aeronaves C-98 Grand Caravan e C-97 Brasília, o Esquadrão Cobra realiza inúmeras missões, dentre as quais destacamos as de apoio à Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro e aos demais órgãos governamentais, além das missões de misericórdia e evacuação aeromédica em apoio às comunidades carentes da Região Norte, onde o transporte por outros meios, se não o aéreo, é escasso, realçando a importância da nobre missão deste Esquadrão.

"Se hoje no Cobra cultivamos o senso de responsabilidade e comprometimento com os valores da Força Aérea Brasileira, isso se dá em virtude de nossos pioneiros, que logo após a criação da Unidade, iniciaram rapidamente o cumprimento da missão designada ao Esquadrão", enfatizou o Comandante do 7º ETA, Tenente-Coronel Aviador André Nicolazzi Da Rocha. 

Cobra Honorário

A Ordem dos Cobras Honorários, distinção de caráter permanente, foi criada com a finalidade de registrar a gratidão e o reconhecimento do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo àqueles que, de maneira totalmente abnegada e comprometida, contribuíram grandemente para o cumprimento da missão da Unidade ou a ela prestaram relevantes serviços.

Troféu Espírito RAT

O Troféu Espírito RAT é o símbolo da Aviação de Transporte, incorporando a essência da camaradagem, dedicação e a chama eterna dos pilotos que a compõe. Possui uma imensa importância, pois é passado ao representante da próxima localidade sede da reunião, significando a continuidade da história da aviação. O local escolhido para cada Reunião da Aviação de Transporte é cuidadosamente selecionado, e garante que o evento tenha abrangência em âmbito nacional.

Premiação Marcas Operacionais

A premiação por Marcas Operacionais, atingidas por um aeronavegante, demonstra o elevado grau de comprometimento, abnegação e profissionalismo dedicados à atividade aérea em sua carreira.

Reunião da Aviação de Reconhecimento

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) promoveu, entre os dias 21 e 23/06, a 76ª edição da Reunião da Aviação de Reconhecimento (RAREC-2023).

Militares dos quatro Esquadrões de Reconhecimento da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram dos três dias de reunião: Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo De Aviação (1°/10° GAV) - Esquadrão Poker; Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) - Esquadrão Orungan; Segundo Esquadrão do Sexto Grupo De Aviação (2°/6° GAV) - Esquadrão Guardião e Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo De Aviação (1°/12° GAV) - Esquadrão Hórus.

A RAREC contou com palestras sobre Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), ministradas por especialistas e Comandantes de diferentes Esquadrões, rendendo aprendizado e troca de experiências vividas no cotidiano entre os participantes.

Também participaram da RAREC-2023: o Comandante Interino da Aeronáutica e Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; o Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; o Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Aéreas, Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer, dentre outras autoridades civis e militares.

Ao final da Reunião, foi realizada a solenidade alusiva ao Dia da Aviação de Reconhecimento, comemorado em 24 de junho, sendo presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Potiguara. Ainda durante a cerimônia, foi imposta a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura ao Tenente-Coronel Aviador Ricardo Starling Cardoso, Comandante do 1º/12º GAV.

Em suas palavras o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida reforçou a importância da data. “Em um cenário de constante evolução operacional, a FAB implantou o conceito IVR: Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, com a Aviação de Reconhecimento transcendendo as especificidades de seus Esquadrões, uma vez que suas ações podem ser agregadas por membros de outras aviações, trabalhando sinergicamente. É o caso do Primeiro do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV), o Esquadrão Orungan, que desde 2022 tem operado a aeronave RQ-1150 Heron’’, falou.

Assista aqui ao vídeo.

Fotos: Tenente Dantoniele / 7º ETA, Sargento Figueira / CECOMSAER e Sargento Pardo / BAMN

Vídeo: Sargento André Souza / CECOMSAER

 

imagens/original/45853/230709FIG0022Figueira.jpg
imagens/original/45853/230710FIG0166Figueira.jpg
imagens/original/45853/230710FIG0176Figueira.jpg
imagens/original/45853/230710FIG0190Figueira.jpg
imagens/original/45853/230711FIG0201Figueira.jpg
imagens/original/45853/230711FIG0452Figueira.jpg
imagens/original/45853/230711FIG0530Figueira.jpg
imagens/original/45853/7_ETA_(10).jpeg
imagens/original/45853/7_ETA_(2).jpeg
imagens/original/45853/7_ETA_(3).jpeg
imagens/original/45853/7_ETA_(4).jpeg
imagens/original/45853/7_ETA_(7).jpeg
imagens/original/45853/7_ETA_(9).jpeg
imagens/original/45853/BAMN_(1).jpeg
imagens/original/45853/BAMN_(1).jpg
imagens/original/45853/BAMN_(2).jpeg